Lançada em
São Paulo em 2009, a campanha “Segunda sem carne” defende que “se ao menos às
segundas feiras as pessoas parassem de consumir carne, já haveria um impacto
positivo sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais”. No início do mês,
a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) oficializou o seu
apoio à campanha, promovida pela Sociedade Vegetariana Brasileira.
Um dos
argumentos mais fortes da proposta refere-se aos impactos ambientais da
produção de carnes.
A “Segunda
sem carne” já existe em diversos países como Estados Unidos e Reino Unido, onde
é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney. Apoiada no tripé “Pelas pessoas,
pelos animais, pelo planeta”, a ideia da campanha é convidara as pessoas a
tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana.
Um dos
argumentos mais fortes da proposta refere-se aos impactos ambientais da
produção de carnes. Hoje, esse setor é hoje responsável pela maior parte do
desmatamento da Amazônia, emite direta ou indiretamente a maior parte dos gases
do efeito estufa do país e consome grandes volumes de água.
Para ajudar
os adeptos, o site da campanha disponibiliza uma grande variedade de receitas e
sugestões para quem quer abrir mão da proteína animal sem abrir mão do sabor.
Também podem ser encontradas na página da web dicas de nutrição, notícias e
informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde
que envolvem o consumo da carne. Desde a Rio+20, no ano passado, um relatório
da WWF também já recomendava a Segunda Sem Carne como forma de reduzir a pegada
ecológica dos paulistas.