quarta-feira, 18 de abril de 2012

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE


A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica estão preparando mais uma campanha de vacinação contra o vírus influenza, que provoca a gripe, que começa no dia de 5 de maio e termina no dia 25 de maio, sendo que o dia D, que é a data principal, será no dia 5 de maio, um sábado.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Alaíde H. Cunha, muitas pessoas confundem gripe com resfriado. Por isso, a gripe acabou ficando com fama de não ser grave.
Mas, ao contrário, ela é uma doença que pode causar sérias complicações, como as pneumonias, sinusites e até a morte.
A campanha de vacinação contra a gripe acontece sempre antes do inverno, pois com a chegada dessa estação cresce o risco de doenças respiratórias e aumento no número de internações hospitalares causadas por essas doenças.
A vacina protege o indivíduo contra o vírus causador da gripe. A pessoa vacinada corre menos risco de desenvolver quadros graves de gripe, que requerem internação hospitalar. A vacina não provoca gripe e raramente provoca reação.
Já o vírus influenza, que provoca a gripe, se modifica com frequência e a vacina também muda para proteger contra as novas espécies de vírus. Por isso é importante se vacinar contra gripe todos os anos