Muitos acreditam que o assunto do momento são as redes
sociais, porém mais que isso, os assuntos do momento se encontram nas redes
sociais!
Antigamente, quando encontrávamos alguém e queríamos manter
a relação com proximidade, perguntávamos “Você tem telefone?”, depois passou
para “Você tem celular? Mande-me um SMS!”, e agora “Qual seu Facebook? Twitter?
Google +? Flickr? Instagram?…”.
Pesquisas apontam que os brasileiros passam cerca de 8 horas
mensais conectados às redes sociais, sendo que destas o FACEBOOK se destaca, ocupando o primeiro lugar no ranking de
acessos.
Agora você deve estar se perguntando no que esses fatos
afetam sua empresa, não é mesmo? O ponto principal dessas informações é que a
web usuário, ou seja, os consumidores estão diariamente, nas redes sociais
expressando seus sentimentos e opiniões.
Imagine o perigo de um usuário postar sua visão negativa de
determinada empresa e a mesma não estar lá para analisar e agir sobre a
crítica? Uma única postagem pode não gerar muito resultado, porém, com a onda
de compartilhamentos, uma postagem inofensiva pode se transformar na maior dor
de cabeça que uma empresa pode ter.
Além da importância da empresa estar presente nas redes
sociais para monitorar os comentários que surgem sobre seu produto, empresas
conectadas transmitem melhor imagem para os consumidores contemporâneos, pois
demonstram atitude de preocupação com a opinião de seus clientes.
A palavra do ano é “engajamento”! Atualmente, as pessoas buscam
engajamento com as empresas que simpatizam, não adianta apenas criar uma conta
nas redes sociais, é preciso ter conhecimento e um bom plano estratégico para
compreender e atingir seu “target”.
Mais do que a presença empresarial ser essencial nas redes
sociais, ela precisa ser útil para os usuários. Suas páginas nas redes de
relacionamento precisam passar conteúdo único e relevante para que sua empresa
faça diferença no dia a dia dos consumidores.
Por meio das mídias sociais sua empresa pode divulgar novos
produtos, disseminar promoções, acompanhar sua imagem na internet, ficar atento
às tendências de mercado, identificar o que seus clientes procuram fidelizar
seus consumidores, atingir e envolver diretamente seu público-alvo.
Para finalizar, perguntamos: “Sua empresa possui Facebook?
Twitter? Google +? Flickr? Instagram?”.
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