A realização da Copa do Mundo neste ano traz oportunidades
de crescimento para vários setores do mercado. Mais de 112 bilhões adicionais
circularão na economia brasileira neste período e serão investidos
aproximadamente 100 milhões de reais em novos negócios para a micro e pequenas
empresas. De acordo com o SEBRAE, são esperados 600 mil visitantes estrangeiros
e 3,1 milhões de brasileiros viajando pelo País ao longo do torneio,
movimentação que deve aquecer diversas áreas, com destaque aos serviços de turismo,
hotelaria, varejo e lazer.
Para tirar proveito desta demanda e das oportunidades gerada
pelo evento é preciso investir não só na preparação dos recursos físicos e
humanos de seu negócio, mas também em boas estratégias de marketing. Neste
cenário promissor, o Marketing Digital é apontado como a área que mais
oferecerá possibilidades para quem deseja atrair e conquistar esse novo
público.
Por este motivo, profissionais bem preparados e
familiarizados com a dinâmica e as particularidades das estratégias digitais
estarão em alta no mercado. Segundo pesquisa da Consultoria Michael Page,
especializada em recrutamento, o Marketing Digital aparece como a profissão com
maior crescimento e oportunidades neste período que compreende grandes eventos como
a Copa do Mundo e as eleições presidenciais.
CONHECENDO AS REGRAS
DO JOGO
Todos os negócios independente do segmento e porte poderão
lucrar com as estratégias baseadas na realização da Copa do Mundo no Brasil.
Entretanto, na hora de promover ações para atrair este público, é preciso, além
do conhecimento técnico, observar algumas regras informadas pelo Programa de
Proteção às Marcas (PPM) da FIFA. O PPM determina que as marcas da FIFA só
podem ser utilizadas por patrocinadores da Copa 2014 e parceiros, e sob
autorização prévia.
As marcas da Federação Internacional de Futebol inclui
termos como: FIFA, COPA DO MUNDO, COPA 2014, e BRASIL 2014; assim como peças
com a identidade visual registrada logotipo, mascote, entre outros. Essas
referências, portanto, não podem estar atreladas às ações promocionais
realizadas por empresas não patrocinadoras do evento. Apenas o uso editorial em
materiais jornalísticos e informativos está autorizado aos não patrocinadores.
Apesar das restrições impostas, é possível, sim, explorar o
tema e aproveitar as possibilidades do evento em suas estratégias de marketing.
Basta um pouco de flexibilidade e uma dose de criatividade para evitar
problemas. Uma prova disso é que a Nike, não patrocinadora, está entre as
marcas mais faladas na internet em conversas envolvendo a Copa do Mundo.
Uma das formas de fazer referência aos jogos sem infringir
as regras é abusar de elementos que remetam ao futebol. Bola, estádio, bandeiras
e como não podia faltar o verde e amarelo, são algumas das possibilidades para
se relacionar com o tema.
Além destas dicas, algumas outras estratégias podem trazer
bons resultados para quem deseja se destacar da concorrência e aumentar os
lucros com o evento. Abaixo, separamos algumas delas:
MOBILE MARKETING
Grande parte deste público está culturalmente habituada a
utilizar aparelhos móveis em seu dia a dia. Certamente, serão esses os
principais meios utilizados na hora de procurar informações, estabelecimentos,
dicas de lazer, cultura, gastronomia…
Portanto, dê atenção especial às estratégias voltadas para o
mobile marketing. Uma boa dica é desenvolver aplicativos que facilitem a vida
do turista, como apps que ofereçam tradução do cardápio em restaurantes. Outro
ponto importante é a adaptação do layout do site às telas dos dispositivos
móveis, através do design responsivo, que garantirá facilidade na leitura e
navegação.
SEO
As empresas também precisam investir em estratégias de SEO
voltadas para o público estrangeiro. Para ajudar os turistas a encontrarem o
que precisam na internet, é importante lembrar que nem sempre utilizarão uma
palavra em português. Por este motivo, uma boa dica é incluir as palavras-chave
keywords em inglês e espanhol para facilitar as buscas e garantir destaque para
o seu site nos resultados.
GEOLOCALIZAÇÃO
Na hora de criar as suas campanhas digitais é fundamental
levar em conta a geolocalização, para direcionar suas estratégias ao público
local. Desta forma, o turista que estiver próximo vai saber que o seu
estabelecimento existe. Outra boa dica é cadastrar o endereço de seu negócio no
Foursquare, rede social bastante utilizada por clientes para fazer check-in e
receber promoções.
MÍDIAS SOCIAIS
Atualmente, 70% das pessoas que acessam a internet em todo o
mundo são usuários de uma ou mais redes sociais. Portanto, não há dúvidas de
que estes canais oferecem ótimas oportunidades para atrair consumidores. Além
do custo inferior, as campanhas podem ser definidas de acordo com o perfil e
interesse do target e é possível, ainda, produzir anúncios em outros idiomas
para atingir o público desejado.
SITES TRADUZIDOS
Para facilitar a vida do usuário e se destacar da
concorrência, outra recomendação é ter um site que possa ser lido em outros
idiomas. Atualmente, existem diversos sistemas e aplicativos pagos e gratuitos
que realizam a tradução automática como o Google Language Tools, Yahoo! Babel
Fish, SWeTE, Ultimate Website Translator, entre outros. Estes widgets, porém,
não garantirão uma tradução perfeita. Portanto, caso tenha condições, o melhor
é investir em uma empresa ou profissional que possa realizar o trabalho.
As possibilidades para aproveitar os números promissores do
evento são diversas. Mas para isso é preciso conhecimento e preparo. Se você
não que ficar de fora desta oportunidade de crescimento, nós temos
profissionais renomados em todos os conceitos, estratégias e tendências do mundo
digital para destacar sua empresa no mercado.
REDE VALE SUL DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
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