Após os protestos que tomaram conta do país no mês de junho,
as redes sociais passaram a ganhar uma atenção especial enquanto plataforma de
comunicação política.
A pesquisa TIC Domicílios e Empresas 2012, publicada
anualmente pelo Comitê Gestor da Internet mostra que 40% dos domicílios
brasileiros têm acesso à Internet, crescimento de quatro pontos percentuais em
relação à 2011. Em números absolutos, essa proporção representa um total de
24,3 milhões de domicílios com acesso à Internet em 2012.
A pesquisa indica, também, algumas diferenças significativas
na distribuição do acesso, que devem ser consideradas ao formular uma
estratégia de campanha utilizando plataformas online.
As áreas urbanas apresentaram uma proporção de 44% de
domicílios com Internet. Já as áreas rurais têm 10% de domicílios com Internet.
Há, ainda, grandes desigualdades no acesso à rede se comparamos as regiões
Norte (21%) e Nordeste (27%) com as demais regiões do país: Sudeste, 48%; Sul,
47%; Centro-Oeste, 39%. Entretanto, a pesquisa mostra que a região Nordeste
apresentou o maior crescimento entre as regiões quando comparado ao ano
anterior (27%, em 2012, contra 21%, em 2011).
Um indicador composto empregado para medir o uso da Internet
para fins de comunicação, calculado a partir de perguntas sobre sete atividades
realizadas nos últimos três meses por usuários de Internet, registrou queda de
92% em 2011 para 89% e 2012. Uma ressalva interessante diz respeito ao uso de
redes sociais, que cresceu de 70%, em 2011, para 73% dos usuários de Internet
em 2012. O mesmo não ocorre com o envio de mensagens instantâneas e com o envio
de e-mail.
A comunicação por meio da internet, especialmente por meio
das redes sociais tornou-se uma aposta para melhorar a relação dos governos com
a população.
A pesquisa também buscou medir um indicador do uso de uma
série de serviços oferecidos por autoridades públicas via Internet,
considerando usuários de governo eletrônico os entrevistados que afirmam ter
utilizado pelo menos um dos serviços de governo pela Internet no período de 12
meses anteriores à realização da pesquisa e concluiu que 65% dos indivíduos
utilizaram serviços de governo eletrônico nos últimos 12 meses.
Entre os usuários de internet que mais utilizam o governo eletrônico estão pessoas entre 25 e 34 anos (71%) e com maior grau de escolaridade – 85% dos usuários tem Ensino Superior, em comparação com 61% que cursaram até o Ensino Médio e 45% entre os que cursaram até o Ensino Fundamental.
A televisão, entretanto, ainda se mantém como o equipamento
mais presente nos domicílios brasileiros (98%). Na sequência, estão telefone
celular (88%) e rádio (79%).