A intensidade do uso do Facebook pode ser prevista pela
atividade na área de recompensa do cérebro, de acordo com um novo estudo
publicado na revista “Frontiers in Human Neuroscience”.
No primeiro estudo a relacionar a atividade cerebral ao uso
das mídias sociais, os pesquisadores observaram, em 31 participantes, a
atividade nos circuitos de recompensa do cérebro, o núcleo “accumbens” – uma
pequena estrutura localizada no centro do cérebro, relacionada à sensação de
prazer, incluindo comida, dinheiro, sexo e ganhos de reputação.
“Como seres humanos, nos preocupamos com nossa reputação. No
mundo de hoje, um caminho para lidar com isso é através das mídias sociais”,
diz Dar Meshi, autor do estudo e pesquisador de pós-doutorado na Universidade
Freie, em Berlim, na Alemanha.
O Facebook é a maior mídia social do mundo, com 1,2 bilhão
de usuários mensais, e foi usado no estudo porque as interações no site são
realizadas com base nos amigos do usuário, que, em última análise, podem afetar
sua reputação “curtindo” ou não as informações postadas.
Todos os participantes completaram a Escala de Intensidade
Facebook para determinar quantos amigos cada participante tinha quantos minutos
cada um passou no Facebook e outros pensamentos gerais.
Feedback. Os voluntários participaram de uma entrevista em
vídeo e, em seguida, foram informados do que as pessoas achavam deles e de
outro participante. Eles também realizaram uma tarefa com cartão para ganhar dinheiro.
Pesquisadores registraram neuroimagem funcional (FMRI) durante esses
procedimentos.
Os resultados mostraram que os participantes que receberam
feedback positivo sobre si produziram ativação mais forte do núcleo “accumbens”
do que quando lhes foi mostrado o feedback positivo que outra pessoa recebeu. A
força dessa diferença correspondeu à intensidade de uso do Facebook de cada um
dos participantes.
“Nosso estudo revela que o tratamento dos ganhos sociais em
reputação no núcleo “accumbens” esquerdo prevê a intensidade do uso de Facebook
entre os indivíduos”, diz Meshi.
Atualização de uso
No Brasil. O Facebook
está enviando a seus usuários no Brasil um comunicado geral informando que está
propondo atualizações à política de uso de dados e à declaração de direitos e
responsabilidades.
Opinião
Segundo o diretor de políticas de privacidade do Facebook,
Erin Egan, o usuário pode consultar as atualizações na guia Documentos da
página de Governança do site, e, nos próximos sete dias, deixar seus comentários.