quinta-feira, 16 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO NO CINEMA EM RESENDE DESTACA FAZENDAS DA ÉPOCA DO CAFÉ



A Prefeitura de Resende/RJ, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abriu dia 15 as 9 horas, a exposição “Ouro Verde Fluminense”, que reúne 28 painéis destacando as fazendas de café que fizeram história no Vale do Paraíba. Na foto, uma das fazendas de Barra Mansa produtoras de café na época, a Rochinha.

A exposição poderá ser visitada até o próximo dia 30, de segunda a sexta, das 9 horas ao meio-dia e de 14 às 17 horas, no saguão do Cine Vitória, localizado na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico de Resende. A entrada é gratuita.
As imagens da exposição foram captadas pela lente do fotógrafo Nikson Salém, que percorreu toda a região do Vale do Café, registrando as fazendas que resistiram ao tempo, com seu olhar artístico e documental.
O projeto é uma realização do SESC Rio (Serviço Social do Comércio), e chega a Resende após percorrer outras cidades da região.
Segundo o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, o visitante da exposição, “além de contemplar belas imagens das fazendas, terá contato também com as sementes de café torrado”.
- A história do café na região é muito importante, afinal, o chamado ‘Ouro Verde’, tornou-se o centro da economia colonial até o final do século XVIII. Resende foi a cidade que iniciou este importante ciclo no Brasil - enfatizou Whately, acrescentando que outras informações a respeito da mostra poderão ser obtidas pelo telefone (024) 3354-6732.