Na Copa da
África, os Estados Unidos foram o país que mais comprou ingressos avulsos. Os
americanos adquiram 110.606 ingressos. O segundo maior volume foi destinado ao
Reino Unido com 64,6 mil bilhetes. Os dados são da FIFA. “Faremos o Minas Day
em Nova York.
Na Semana
em que se festeja em Nova York o Brazilian Day, o Governo de Minas Gerais
apresentará aos jornalistas e agentes de viagem americanos os preparativos do
Estado para a Copa das Confederações 2013™ e Copa do Mundo da FIFA Brasil
2014.
O objetivo
é atrair cada vez mais turistas para Minas Gerais, e a Copa é uma excelente
oportunidade para mostrar ao mundo nossa capacidade de realizar eventos de
grande porte, e também as belezas e potencialidades do nosso Estado”, afirma
Alberto Pinto Coelho, vice-governador de Minas Gerais e presidente do Comitê
Gestor das Copas.
No encontro
com a imprensa e agentes de viagem norte-americanos, hoje, terça-feira (04/09),
o vice-governador fará uma apresentação mostrando, entre outros temas, o
Mineirão, cuja reforma ficará pronta em dezembro deste ano, e o estádio
Independência, reinaugurado em abril último.
O Independência é um cenário histórico para os
EUA, afinal, na Copa de 1950, foi lá que a seleção americana venceu os ingleses
por 1 x 0. Para o vice-governador, a partir do Mineirão, como estádio da Copa,
é possível apresentar Minas Gerais. “O Mineirão é um bem tombado e estão, em
Minas, 60% de todo o Patrimônio Cultural e Histórico do país.
O Mineirão
é uma parceria público-privada e
acabamos de receber o prêmio de Melhor Programa de PPP do Mundo, além
disso, vamos reforçar para os investidores externos que Minas foi classificada
pela agência Standard & Poor's como AAA, o mais alto grau de investimento”.
Em julho deste ano a agência Standard & Poor's atribuiu a Minas Gerais o
rating AAA na escala brasileira, o que configura como nota de grau de
investimento, segundo a escala da agência. Já o prêmio de melhor programa de
PPP do Mundo foi concedido pela revista britânica World Finance, uma publicação
especializada em finanças e reconhecida internacionalmente.
O ‘Minas in
New York’ está sendo realizado pelo Governo de Minas em parceria com a
prefeitura de Belo Horizonte, Sebrae MG, Sistema Fecomércio/Senac/Sesc - MG,
Cemig, Mãos de Minas e conta com o apoio da Embratur e do Consulado Brasileiro
em Nova York. Após o Minas in New York, empresários mineiros ligados ao setor
de turismo e agronegócios permanecerão em Nova York para visitar empresas
americanas. “A intenção é mostrar o que os torcedores americanos poderão
vivenciar em Minas entre um jogo e outro”, explica Ludimila Kai, técnica da
Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo. “Esses torcedores poderão
conhecer as cidades históricas, Inhotim, parques e muitos outros cartões
postais mineiros. Produtos como café, cachaça e o tradicional queijo Minas,
patrimônio Histórico Nacional, serão usados como símbolos do Estado.”Segundo a
Embratur, a expectativa é de que Minas receba
200 mil turistas estrangeiros e 430 mil brasileiros.
Minas
sediará na Copa das Confederações da FIFA, três jogos, sendo uma semifinal.
Na Copa do Mundo da FIFA serão seis jogos no Mineirão, incluindo a semifinal
brasileira caso a seleção se classifique.