domingo, 21 de julho de 2013

CHUVA FORÇA POUSO DO AVIÃO DO PAPA EM S. JOSÉ DOS CAMPOS-SP.

Condições climáticas adversas podem ser decisivas para que o avião do papa Francisco faça uma escala no aeroporto de São José dos Campos antes de o pontífice celebrar missa no Santuário de Aparecida na próxima quarta-feira.

A informação foi confirmada ontem pelo comando da Aeronáutica durante coletiva de imprensa.
O Vaticano havia informado inicialmente que o pontífice faria o trajeto entre o Rio de Janeiro e Aparecida de helicóptero, sem escalas. No entanto, a previsão de chuva e tempo ruim forçaram a 
elaboração de um ‘plano B’.             Foto: Seminário Bom Jesus em Aparecida
Uma reunião no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São  José, amanhã, vai definir o deslocamento do pontífice. Um comunicado da Aeronáutica informa que o espaço aéreo de São José ficará restrito na quarta-feira.
ROTEIRO.
Inicialmente, segundo o Vaticano, o papa Francisco sairia da residência do Sumaré, no Rio, às 8h15, em um helicóptero para Aparecida.
No entanto, caso as condições climáticas estejam adversas na capital fluminense, o pontífice pode seguir de avião do Rio até São José dos Campos, já que essa aeronave permitiria a decolagem de forma mais segura.
Segundo o Cptec-Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a probabilidade de chuva na cidade do Rio, na quarta-feira, é de 90%, com muitas nuvens.
A instabilidade na região é provocada por uma massa de ar polar, que chegou ao país ontem e vem acompanhada de uma frente fria.
“Caso a previsão se confirme, o tempo ficará complicado na quarta-feira. Geralmente, essa massa de ar polar resulta em céu fechado, pancadas de chuva e trovoadas, que podem ser acompanhadas de vento forte, dificultando a ação de aeronaves”, disse o meteorologista do Cptec Pedro Costa.
SEGURANÇA.
Por conta da possibilidade de desembarque do avião do papa em São José, o expediente do DCTA foi suspenso pelo comando da Aeronáutica na próxima quarta.
Caso a mudança seja confirmada, o pontífice irá descer de avião no aeroporto de São José e tomar um helicóptero para Aparecida, voltando no final da tarde, quando embarcará de volta para o Rio. O público não deve ter acesso ao papa em São José.

“A operação de segurança está planejada para essas duas opções, tanto para a vinda do papa diretamente para Aparecida, quanto para a escala em São José”, disse o comandante do Exército na região, general de brigada William Georges Felippe Abrahão.
ENTENDA O PLANO
Roteiro
Pela programação inicial, o papa sairia do Rio às 8h15 de quarta-feira, de helicóptero, e chegaria a Aparecida às 9h30
Plano B
Devido à previsão de chuva e tempo ruim, existe a possibilidade do pontífice ir até o aeroporto de São José dos Campos de avião e seguir de helicóptero para Aparecida.
Definição

A possível mudança no roteiro será debatida em reunião no DCTA amanhã, entre representantes da FAB (Força Área Brasileira) e do Vaticano. Encontro começa às 9h