O Facebook fechou parceria inédita com o Sebrae para ajudar
a desenvolver pequenos e médios negócios pelo Brasil. A meta é capacitar 1
milhão de empreendedores nos próximos doze meses. Para isso, a estratégia se
baseia em quatro pontos: um curso online sobre as melhores práticas do Facebook
para gerar negócios, road shows, participação nas feiras do empreendedor do
Sebrae e treinamentos locais com agentes capacitados.
"A parceria com o Sebrae nos ajudará trazer esses
empresários para o mundo online, assim como nos dará mais capilaridade no mundo
offline", diz Patrick Hruby, diretor de negócios de pequenas e médias
empresas para a América Latina "O Facebook pode beneficiar os mais
variados negócios."
Ainda neste mês de maio, será lançada uma ferramenta de
ensino à distância (EAD) para mostrar aos pequenos empresários as melhores
práticas das ferramentas e produtos do Facebook para impulsionar seus negócios.
A plataforma, gratuita e em português, trará simulação de situações. Por
exemplo, se você é dono de uma pequena rede de restaurantes, terá a opção de
conseguir dicas especificamente para esse setor. Ao final de cada etapa do
jogo, você acumula créditos para anunciar sua empresa no Facebook.


UMA OPORTUNIDADE PARA
CONHECER NOSSO TIME
Para complementar, ao longo dos próximos meses o Facebook e
o Sebrae farão um road show em 12 cidades brasileiras com oficinas práticas
para capacitar e dar suporte aos empreendedores. O primeiro road show aconteceu
no Rio de Janeiro. (fique atento ao nosso Blog www.valesul.blogspot.com.br para
saber as próximas cidades confirmadas).
Além disso, haverá o treinamento dos multiplicadores do
Sebrae, agentes capacitados que ajudarão a disseminar esse conhecimento entre
os empresários nas unidades da organização pelo Brasil.
O Facebook contará também com um estande nas Feiras do
Empreendedor do Sebrae, em mais 13 cidades, a estreia aconteceu em São Paulo, em
fevereiro. Nessas oportunidades, você terá também a chance de conhecer nossa
equipe e tirar suas dúvidas sobre os melhores formatos de anúncios, como se
destacar, como aumentar vendas e fidelizar clientes. Quem quiser, ainda poderá
criar sua própria página com nossa ajuda.
Só no Brasil são 40 milhões de empreendedores, segundo o
Global Entrepreneurship Monitor. No mundo, são 25 milhões de páginas de
pequenas e médias empresas. “A parceria é o reconhecimento da internet como
ambiente fundamental na gestão e desenvolvimento dos pequenos negócios”, diz
Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional.