Os cafés produzidos no Sul de Minas foram destaque do primeiro concurso de cafés naturais Cup of Excellence, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Dos 19 cafés selecionados para a final, 16 são do Sul de Minas, sendo que o primeiro colocado e outras nove amostras são de fazendas de Carmo de Minas, município da região da Serra da Mantiqueira. Para chegar à final do Cup of Excellence - Natural Late Harvest, as amostras devem possuir nota superior a 84 pontos (em uma escala de 0 a 100).
O júri do concurso é composto por degustadores e classificadores internacionais das principais empresas compradoras de café da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania.
O melhor café natural da safra de 2011 obteve 91,656 pontos e é produzido no Sítio Colinas, em Carmo de Minas, pelo produtor Luiz Flávio de Castro.
A produtora Ana Cristina Junqueira Vilela, do Sítio Vista Alegre, em Dom Viçoso, também na Região da Serra da Mantiqueira, conquistou o segundo lugar, com 90,406 pontos.
Outras duas amostras de café da Região da Serra da Mantiqueira atingiram nota superior a 90 pontos. De acordo com os critérios mundiais de classificação dos concursos Cup of Excellence, cafés que superam a casa dos 90 pontos são considerados ‘presidenciais’.
O analista do Sebrae-MG, Rogério Galuppo, responsável pelo projeto de internacionalização do café da Região da Serra Mantiqueira, lembra que o resultado do concurso comprova a qualidade dos cafés especiais da região, que ano passado recebeu o selo de Indicação de Procedência para cafés produzidos em 22 municípios. “A região conquistou a Indicação de Procedência. Agora trabalhamos em conjunto com os cafeicultores para reforçar a marca e identidade regional da Região da Serra da Mantiqueira”, afirma Galuppo.
Leilão
Os 19 lotes finalistas do concurso Cup of Excellence serão leiloados em 14 de março próximo.
Segundo o presidente da BSCA, Luis Paulo Pereira Filho, compradores de todo o mundo devem pagar, em média, até U$1100 mil por saca. A saca do lote vencedor custará cerca de U$6 mil. A saca (normal) geralmente é comercializada por U$280,00.