quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

“CAIU NA INTERNET” PMS FAZENDO “FARRA”

Foto mostra um grupo de policiais militares de Santa Catarina fazendo uma “farra” com a estátua de uma vaca da CowParade, no Mercado Público de Florianópolis, e que ganhou centenas de comentários e compartilhamentos no Facebook no final da tarde desta terça feira.






O que é CowParade? É considerado o maior evento de arte outdoor do mundo, pois, além de um número significativo de obras, os espaços de apresentação são públicos e de acesso gratuito.

A primeira edição foi organizada no ano de 1998, na cidade de Zurique, Suíça, dedicada a propagar a democratização da cultura. Em seus treze anos de sucesso e promovida em mais de sessenta cidades, entre elas: Nova Iorque, Londres, Paris, Chicago, Milão, Dublin, Tóquio, Cidade do México, Estocolmo, Buenos Aires e São Paulo, a CowParade foi apreciada por mais de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Para o evento, artistas locais pintam e adornam vacas produzidas em fibra de vidro, que são expostas em locais estratégicos para a apreciação pública. Terminado o evento as obras são leiloadas, sendo parte da quantia arrecadada destinada a várias instituições de caridade.

Continuando: Além da “farra”, chama atenção o fato de que não foi o repórter-fotográfico quem colocou a imagem no Facebook. Pelo contrário. Ele até se surpreendeu ao ver a foto no site. E eu fiquei curioso com a história ao ler o comentário de um colunista do Diário Catarinense, revelando que o jornal havia tentado comprar a foto no ano passado. “O autor não quis vender a foto na época. Só que em tempos de redes sociais...”. Este “em tempos de redes sociais...”, principalmente porque o comentário foi publicado junto com a foto, me levou até o repórter-fotográfico esclarecer alguns pontos.

“A foto foi feita em novembro de 2011 e a RBS queria publicar a foto com exclusividade e de graça, mas enfim decidi não publicar”, contou fotógrafo em conversa pelo Facebook. “Eu coloquei a foto em um portfólio online que estava enviando para algumas agências e alguém deve ter visto o link e publicou a foto no Facebook”.

Fotografo diz que quando chegou em casa hoje viu que a foto já tinha uns 200 compartilhamentos e estava aumentando cada vez mais. “Ligaram-me de uma agência querendo a foto e eu enviei para que eles comercializassem”, diz. Segundo ele, compraram a foto os veículos Notícias do Dia, Terra, UOL, Diário Catarinense e Zero Hora (este dois últimos da mesma RBS que, de acordo com o fotografo, queria a foto de graça em novembro).