quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ENTIDADES DO TRADE MANIFESTAM APOIO AO GOVERNO DE MINAS PARA PROMOÇÃO DO TURISMO NAS CIDADES AFETADAS PELAS CHUVAS

Governador Anastasia diz que cidades estão prontas para receber turistas


Entidades que compõem o trade do turismo no Estado expressaram, por meio de manifesto de seus dirigentes, apoio ao Governo de Minas quanto à iniciativa de incentivar a retomada do fluxo turístico nos municípios mineiros afetados pelas chuvas que atingiram o Estado.

Segundo o manifesto, é importante que se retome a normalidade do fluxo de visitantes nesses destinos que estão prontos para receber os turistas com atrativos e acessos sem restrições.

O governador Antonio Anastasia destaca que as cidades turísticas que foram afetadas pelas últimas chuvas já estão voltando à normalidade. “Essas cidades estão limpas, com suas vias de acesso abertas, com seus hotéis e pousadas funcionando normalmente. Toda a parte histórica está preservada e de braços abertos para receber os turistas tanto ainda no mês de janeiro como em fevereiro, especialmente no Carnaval, tão tradicional nas cidades históricas. É mais uma lembrança, um apelo que nós fazemos porque a normalidade deve ser restaurada inclusive no turismo”, afirmou o Anastasia.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG), Fernando Júnior, afirma que “a Abrasel, na condição de representante do segmento de alimentação fora do lar, apóia essa importante iniciativa do Governo de Minas. Os bares, restaurantes e similares representam o maior contingente de micro e pequenas empresas do setor de turismo de um município. Caso o fluxo turístico fosse afetado, acarretaria em incomensuráveis prejuízos para esse segmento”.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Minas Gerais (Abrajet MG), João Carlos Amaral, o Governo de Minas tem agido de maneira eficiente para a retomada da rotina nos municípios afetados. “A Abrajet de Minas Gerais está de acordo com as ações adotadas pelo Governo do Estado. A entidade é um ponto de apoio para a divulgação dessa situação de normalidade dos acessos e atrativos das cidades turísticas que foram afetadas pelas chuvas não só para o Estado, mas também para todo o país”, ressalta.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais, Rafaela Fagundes, relata que “a ABIH fica satisfeita em ver o trabalho em conjunto do Estado com as prefeituras dos municípios afetados para agilizar a solução dos problemas ocorridos, facilitando a normalidade na vida dos mineiros. Mais uma vez, o governo nos demonstra que percebe a importância do turismo para o Estado”.

Para o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, o apoio de todo o trade é mais um importante passo para o restabelecimento da atividade turística nesses locais. “Essa resposta se soma aos esforços do Governo do Estado. Certamente, trará resultados positivos, uma vez que os grandes atores do setor são, de fato, aqueles que fazem o turismo como essas entidades”.

Das 179 cidades mineiras que decretaram situação de emergência até o momento, 21 têm no turismo, em suas diversas modalidades, uma de suas principais atividades. São elas: Barbacena, Brumadinho, Congonhas, Capitólio, Coronel Xavier Chaves, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Lavras, Lima Duarte, Mariana, Moeda, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Ouro Preto, Pirapora, Prados, Santos Dumont e São João del Rei.

Manifesto

Assinaram o manifesto a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG), Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Minas Gerais (Abeoc MG), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH MG), Associação Brasileira das Agências de Viagem de Minas Gerais (Abav MG), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Minas Gerais (Abrajet MG), Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA); Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Mineira de Bares, Restaurantes, Hotéis e Lanchonetes (Amibar), Associação Mineira de Municípios (AMM), Associação Mineira de Empresas de Turismo (Ametur); Associação de Guias de Turismo do Brasil – Seção Minas Gerais (AGTURB MG), Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Câmara de Dirigente Logistas (CDL); Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de MG, Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas Gerais (Fhoremg), Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur), Instituto Estrada Real/Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Instituto Brasileiro de Turismólogos (UBT); Sindicato das Empresas de Turismo de Minas Gerais (Sindetur); Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb), Sindicato de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais (Sindiprom MG), Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos e Skal – Associação Internacional dos Profissionais do Tturismo.

Monitoramento

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realiza, desde a semana passada, monitoramento das cidades turísticas mineiras que decretaram situação de emergência. Levantamento feito pela Setur, publicado no Portal do Turismo Mineiro (www.minasgerais.com.br), traz informações atualizadas sobre como estão os atrativos turísticos e os acessos a esses municípios.

As ações de promoção e de divulgação do Governo do Estado vão priorizar essas cidades para a recuperação da normalidade referente às atividades turísticas.