sábado, 28 de janeiro de 2012

SÃO THOMÉ DAS LETRAS/MG: “GRUTA DO CARIMBADO”, JUSTIÇA PROÍBE ACESSO DEVIDO A DEGRADAÇÃO

Local é muito procurado por visitantes. Lendas dizem que dá para chegar a Machu Picchu por ela.



Uma das atrações mais conhecidas de São Tomé das Letras, no Sul de Minas, está com acesso restrito às visitações. A "Gruta do Carimbado" foi cercada por alambrados com cerca de dois metros de altura. O motivo é uma Ação Civil Pública do Ministério Público, que pediu a proteção da gruta, que estava sendo depredada e que agora foi acatada pela Justiça.

Toda a área foi fechada com portões e alambrados como forma de proteger a gruta da exploração de turistas e da mineração. O local é propício para quem busca harmonia e contato com a natureza. A gruta fica em uma área particular, que fica próximo a mineradoras.

Em maio do ano passado, o Ministério Público já havia solicitado a interdição para a Justiça, mas o pedido foi negado. Em dezembro, uma nova liminar foi acatada pelo juiz da 2ª Vara Cível de Três Corações, Márcio Benfica. Um laudo feito por técnicos do Ministério Público apontou que a gruta estava sendo destruída pela ação de visitantes e pelo trabalho de mineração nas proximidades.

O secretário de Turismo de São Tomé das Letras, Evaldo Pompeu, informou que a prefeitura vai recorrer da decisão judicial que interditou a gruta. Segundo ele, um plano de manejo foi elaborado para preservar os pontos turísticos do município. Ainda cabe recurso à decisão.

O proprietário da área onde fica a gruta tem um prazo de 10 dias para cumprir as determinações e está sujeito a pagar multa de R$ 10 mil por dia se a decisão não for cumprida. Também foi determinado que as mineradoras mantivessem uma distância de 30 metros da gruta.

Até em Machu Picchu Há muitas histórias e lendas referentes à "Gruta do Carimbado" de São Tomé das Letras. Não há como saber o que é verdade, mas a fama é antiga e conhecida até no exterior. Alguns atribuem o nome da gruta pelo fato da roupa sair toda carimbada de terra e saibro após o visitante entrar em seus labirintos. Há também outra versão em que seria possível entrar na gruta e sair em Machu Picchu, no Peru. Acredita-se que os labirintos da gruta jamais foram totalmente explorados e que seria possível levar o visitante até a cidade sagrada dos Incas.