quinta-feira, 1 de março de 2012

GONÇALVES/MG "A PÉROLA DA MANTIQUEIRA" COMEMORA 49 ANOS

Em uma das regiões mais lindas da Serra da Mantiqueira situa-se Gonçalves, pequeno município, com 4 mil habitantes, localizado à 1350m de altitude, hoje (01/03/2012) comemora 49 anos de emancipação.

Voltada para as atividades agrícolas, sobretudo cultivo de batata e banana, Gonçalves tem a sua vegetação natural preservada, fazendo parte de uma Área de Proteção Ambiental.

Sua economia baseia-se no turismo e na agricultura, destacando-se como grande produtor de orgânicos, conhecidos nacionalmente e ainda sua deliciosa culinária típica do Sul de Minas. Aqui são encontrados pratos simples e caseiros até a alta gastronomia.

Com espécies raras é berço de inúmeras nascentes que dão origem a riachos e rios de água cristalina.

A vegetação nativa formada principalmente por araucárias esconde trilhas e cachoeiras magníficas que são frequentadas não só pelos amantes da natureza, mas também pelos adeptos dos esportes radicais. O Município de Gonçalves surgiu em 1878 de um núcleo residencial. O distrito foi criado em 1902 e instalado oficialmente em 1909, emancipou-se em 1962.

Um dos atrativos do município são os picos, que chega a 2100 metros e as corredeiras do Rio Capivari, perfeitas para a prática de esportes de aventura e para a pesca da truta. O cenário romântico, entre as lareiras, o bom vinho e os confortáveis chalés, também tornam Gonçalves um refúgio para os casais.

Gonçalves fica no Sul de Minas, próximo a cidades como Campos do Jordão e Monte Verde, e também próximo ao Circuito das Águas e das Malhas.

A cidade vem crescendo e se desenvolvendo no setor hoteleiro e gastronômico. Desde o ano de 2000, pode-se acompanhar um crescimento significativo, consolidando o município como referência entre os destinos turísticos da região.

Uma festa tradicional da cidade é a Malhação do Judas, no sábado de aleluia, véspera do Domingo de Páscoa, é confeccionado um boneco (Judas) e ocorre uma carreata pelas principais ruas da cidade, com o Judas à frente. Depois de ler o Testamento em forma de versos na praça da matriz, o Judas é jogado para ser rasgado e queimado.

Em Monte Verde/MG. Um grupo de moradores está se organizando para que este ano ocorra também esta malhação do Judas e se torne tradição como na cidade vizinha, Gonçalves.