domingo, 25 de março de 2012

90 ANOS DE PPS

Por Hissa Abrahão

O Partido Popular Socialista (PPS) completa, hoje, 25 de março, 90 anos com uma história escrita com ética, moralidade e respeito pelo povo brasileiro. A legenda foi fundada em 1922, como sobreposição ao poder do Estado e participou de todas as lutas importantes da nação, atuando diretamente na formação do bloco trabalhista, chamado à época de proletariado, e no desenvolvimento de suas lutas no Brasil, iniciadas na segunda metade do século 19.

O partido nasceu com o nome de Partido Comunista Brasileiro (PCB) oriundo do movimento operário. Em 1992, o partido muda seu nome para PPS, alterando radicalmente sua política e sua estrutura orgânica, devido às mudanças que envolviam o mundo, uma vez que o movimento comunista ganhou uma nova conotação na esfera social naquele tempo.

Em 1999, o PPS lança documento no qual condena ações partidárias de natureza golpista e conclama toda a sociedade a celebrar um Diálogo Nacional através de um bloco político democrático. Em 2003, o partido lança o documento "Pela Paz e Pelo Desarmamento" defendendo que somente a ONU é a instância legítima e decisória para dar sequência a qualquer forma de desarmamento.

É com esse conceito de vida pregado pelo partido que o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, o presidente estadual da legenda, Guto Rodrigues, e um dos seus mais antigos e ilustres filiados, o médico José Maria Monteiro, administram o partido.

Não posso deixar de citar também, aqueles que contribuem para o engrandecimento do PPS: deputado Luiz Castro, exemplo de disciplina e ética, a Sra. Ozilene Silva, que está à frente do núcleo evangélico, o Sr. Manoel Almeida, que coordena a ala da Juventude e a Sra. Maria Jacqueline Coelho, responsável pelo núcleo de mulheres.