segunda-feira, 19 de março de 2012

'BATMAN DE TAUBATÉ' FAZ PRIMEIRA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NA CIDADE

Aposentado foi a bairro considerado violento para conversar com jovens. Neste ano, 11 pessoas foram assassinadas na cidade do Vale do Paraíba.

O militar da Marinha aposentado Andy Trevisan, de 50 anos, conhecido como o "Batman de Taubaté", fez neste sábado passado (17) sua primeira ação de conscientização na cidade. Ele se encontrou com crianças da Esplanada Santa Terezinha, considerado um dos bairros mais violentos da cidade do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

O exemplo do super-herói é uma das apostas da polícia no combate ao crime. Do começo do ano até março, Taubaté registrou 11 assassinatos - incluindo a morte de um policial militar. No ano passado, o número de menores infratores aumentou 50%.

Andy não tem batmóvel nem cinto de utilidades cheio de apetrechos. A arma dele é outra: a conversa. Para o aposentado, ser herói é ter bons valores. "Certas coisas que parecem bobagens, mas são muito importantes num trabalho de prevenção, é a família, o estudo, o respeito às leis, o respeito às regras da sociedade, o respeito ao cidadão, a solidariedade, amor ao próximo."

O “Bruce Wayne brasileiro” continuará visitando bairros da cidade para tentar conscientizar a população, especialmente os mais jovens. "A violência bate na porta deles, parece que eles só conhecem esse mundo. Esse é o caminho se não para resolver o problema para diminuí-lo bastante."