sexta-feira, 2 de março de 2012

GOVERNADOR DE MINAS GERAIS INICIA AGENDA OFICIAL NA ITALIA

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia terá reuniões com empresários e autoridades do governo italiano. Objetivo da viagem é atrair novos negócios e estreitar relações com as províncias italianas.

Anastasia embarca nesta sexta-feira (2/03) para a Itália, onde inicia agenda oficial nas regiões de Piemonte, Lazio e Campânia.
A viagem tem o propósito de apresentar as potencialidades econômicas, tecnológicas e turísticas de Minas Gerais, de forma a atrair investimentos e fortalecer as relações entre o Governo de Minas e as províncias italianas.
A agenda de trabalho do governador inclui reuniões com representantes do governo italiano, empresários e instituições acadêmicas.
Os encontros irão acontecer nas cidades de Turim, Roma, Nápoles e Salerno, entre os dias 5 e 9 de março.
Acompanham o governador os secretários de Estado Dorothéa Werneck (Desenvolvimento Econômico), Agostinho Patrus Filho (Turismo), Bráulio Braz (Esportes e da Juventude) e Gil Pereira (Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas), além de delegação de empresários mineiros, organizada pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Investimentos para Minas

No primeiro dia de encontros oficiais, próxima segunda-feira (5/03), em Turim, Antonio Anastasia e o presidente da Fiat Mundial, Sergio Machionne, assinam protocolo de intenções formalizando o acordo de parceria entre o Governo de Minas e a Case New Holland (CNH), garantindo a implantação de nova unidade da fábrica de máquinas de construção em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.

Serão investidos R$ 600 milhões, entre 2012 e 2014, quando a fábrica deverá entrar em operação.
O governador anunciou a instalação da fábrica durante visita a Montes Claros, no dia 29 de fevereiro. A unidade vai gerar cerca de 2,7 mil empregos, sendo 700 diretos e dois mil indiretos. 

Fortalecimento das parcerias

O governador também se reunirá com membros do governo da região de Piemonte para assinar Acordo de Cooperação Técnica, renovando por mais cinco anos a agenda de trabalho entre Minas Gerais e a Região.
O acordo visa promover o desenvolvimento econômico, ambiental, científico, tecnológico, cultural e social de ambas as regiões.
O Governo de Minas e a Região de Piemonte já mantêm, há alguns anos, estreita relação em diversos setores.
Um deles é a parceria com o Instituto Politécnico de Turim, por meio da realização do Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, projeto de capacitação em áreas estratégicas, que contribui com o desenvolvimento do capital humano e aumenta a capacidade competitiva do Estado e da sociedade.
É viabilizado por meio de intercâmbio de alunos de diversas graduações, que compartilham aprendizado e experiências e participam de treinamentos intensivos em universidades, centros de pesquisas ou órgãos governamentais.
O governador se reunirá com o reitor do Instituto, Marco Gilli, para discutir os resultados das cinco edições realizadas em parceria com o Instituto e a realização de uma próxima edição com a entidade de ensino italiana.